• Dia do trabalho

    01 junho 2017

    webLoaded = "false" Loadclientside=No

    Como afastar lesões por esforço repetitivo em nossa cultura moderna de computador.

    Hoje em dia, mais e mais pessoas deparam-se com lesões por esforços repetitivos (LER) como resultado de trabalho relacionado ao mouse. Causadas por tensão permanente, movimentos repetitivos e posição artificial do braço, os sintomas variam de dormência ou formigamento nos dedos das mãos a uma dor que se estende até o ombro. É melhor combater os sintomas iniciais antes que se transformem em uma condição plena. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar dores relacionados ao mouse:


    • Dê um tempo

      Mude sua posição várias vezes e faça pausas regulares. Levante-se e ande por aí, se você precisar estar na sua mesa (por exemplo, enquanto fala ao telefone ou lendo uma cópia impressa).


    • Preste atenção à postura

      Quando se sentar, mantenha suas costas retas e os ombros puxados para trás com sua pélvis ligeiramente inclinada para frente. Se começar a sentir dor em seus músculos, relaxe as costas e, em um movimento curto, gire os ombros. Evite uma posição muito curvada.


    • Fique em uma posição ergonomicamente correta

      Use um mouse que se adapta à sua mão e descanse-a quando não estiver usando. Mantenha sua mão e o punho reto ao clicar ou digitar. Quando possível, use um computador tablet e caneta, ou use os comandos de teclado para evitar clicar excessivamente com o mouse.


    • Alivie a dor

      Se já está sofrendo os sintomas, você pode aliviar a dor colocando gelo (bolsa de gelo) na área infligida. Usar um suporte de punho ou cotovelo e um software de reconhecimento de voz também diminui a tensão. Vários métodos de relaxamento, exercícios regulares de alongamento e massagem também ajudam a aliviar a dor, liberando você para se concentrar em seu trabalho.