• Artrite: Dieta

    01 junho 2017

    Comer para ajudar a artrite

    Escolhas alimentares inteligentes e gorduras saudáveis podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite.

    Mesmo não sendo possível curar a artrite com a alimentação, o tipo de dieta pode ajudar a aliviar os sintomas. Lembre-se: o que seria do azul se todos gostassem do amarelo? As preferências e hábitos individuais, bem como alergias, devem ser sempre levadas em consideração.


    • Pense a longo prazo, não em solução rápida

      Uma coisa é verdade para todos que sofrem de artrite: Excesso de peso é uma tensão nas articulações de sustentação de peso e no sistema imunológico. Deve-se evitar o jejum e dietas radicais, por isso, é melhor modificar seus hábitos alimentares, a fim de obter efeitos permanentes. Isto significa que, se você está com excesso de peso, deve diminuir a ingestão de calorias e adotar uma dieta equilibrada contendo todos os grupos alimentares necessários, vitaminas e minerais para se manter saudável.


    • Escolha as gorduras saudáveis

      Outro passo importante é diminuir a ingestão de açúcar e gordura e comer mais vegetais. Você não precisa cortar todas as gorduras, mas tenha em mente: As gorduras monoinsaturadas (como as encontradas no azeite de oliva) e gorduras poliinsaturadas (aqueles em óleo de linhaça e girassol) são realmente boas para você. Gorduras saturadas, principalmente contidas em carne e produtos lácteos, não devem ser consumidas em excesso. Gorduras ômega-3, parte dos grupos de gorduras poliinsaturadas, podem ajudar a reduzir a inflamação. Podem ser encontradas em peixes oleosos, semente de linhaça, óleo de canola e vegetais verdes folhosos.


    • Consulte o seu médico

      Antes de mudar a sua dieta drasticamente, verifique com seu médico para ver se sua medicação está interagindo com sua dieta e o que mais você pode fazer para ajudar seu corpo a lidar com a artrite.