1. Artrite: Movimente-se!
  • Artrite: Movimente-se!

    05 fevereiro 2017

    Movimente-se mesmo com artrite.

    Estratégias bem-sucedidas para permanecer ativo.

    A artrite pode afetar mais do que as articulações. Junto com a dor, você pode se sentir cansado e fraco. Sentir-se exausto pode interferir no dia-a-dia. Mas há maneiras de ajudá-lo a permanecer ativo e energizado.


    • Encontre um amigo

      Recrutar um parceiro de caminhadas — humano ou com quatro patas — pode ajudá-lo a se comprometer. Faça uma “caminhada romântica” com seu cônjuge, encontre um velho amigo ou, até mesmo, pegue o cachorro do vizinho emprestado para passear com você pela vizinhança.


    • Comece com um programa de exercícios simples

      Não faz mal começar devagar e aumentar gradualmente a quantidade de exercícios mais intensos. Lembre-se: seu objetivo não é correr uma maratona — mas é essencial manter-se em movimento!


    • Variedade

      Uma rotina repetitiva de exercícios pode se tornar chata, tenha você artrite ou não. Tentar novas maneiras de permanecer ativo pode motivá-lo a continuar. Gosta de caminhar? Varie sua rota. Gosta de ioga? Experimente os diferentes estilos, incluindo Bikram, Vinyasa e fortalecedora.


    • Cuide de sua dieta

      Estar com sobrepeso ou obesidade pode sobrecarregar as articulações e dificultar a prática de exercícios. É importante ter uma dieta balanceada com frutas, legumes, grãos integrais e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Incluir peixes ao menu ou tomar suplementos de óleo de peixe também ajuda — há evidências que os ácidos graxos ômega-3 reduzem a inflamação e rigidez muscular.


    • Prepare-se

      É óbvio que, se você está sentindo dor, vai se movimentar menos. Um suporte ou um estabilizador pode ajudar a aliviar dores de artrite, fornecendo calor, compressão e conforto. Você pode encontrar uma variedade de diferentes produtos disponíveis, seja para dor nas costas, joelho, punho, polegar, tornozelo ou cotovelo.


    • Ice Ice Baby

      Colocar gelo nas articulações pode minimizar a inflamação e reduzir a dor, especialmente em uma articulação recentemente inflamada. No entanto, a terapia com gelo pode causar rigidez dos tecidos locais, por isso, às vezes, aplicações quentes podem funcionar melhor no começo do dia, relaxando os músculos ao redor das articulações, e frias no final do dia, minimizando a inflamação causada pelas atividades diárias.


    • Recompense a si mesmo

      Você trabalhou duro para permanecer em movimento. Você tem mais energia. Você se sente bem. É hora de dar o merecido tapinha nas suas próprias costas. Seja fazendo uma massagem, manicure, pedicure, compras, viajando, jantando fora ou comprando um novo cortador de grama, seu primeiro tratamento de artrite tem que lhe proporcionar um tratamento digno da realeza. Ninguém merece mais do que você!