1. Permaneça ativo: Maternidade
  • Permaneça ativo: Maternidade

    01 junho 2017

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    Siga este caminho

    Prepare-se e desfrute dos benefícios das caminhadas durante a gestação.

    Seguro, conveniente e fácil. Essas são as razões pelas quais muitos médicos recomendam a caminhada como exercício durante a gestação. É um exercício de baixo impacto, pode ser feito em um ritmo moderado e normalmente é seguro durante os nove meses. Se você não faz exercício regularmente, é fácil se acostumar com a caminhada. Mas, claro, converse com seu médico antes de começar.

    Para todos, atividades físicas — a um ritmo moderado por 30 minutos por dia — ajuda a manter a mente, coração e ossos saudáveis. A caminhada tem benefícios especialmente atraentes para as gestantes:


    • Energizar

      A gestação pode ser cansativa. Caminhar aumenta a energia e melhora a resistência. Movimentar-se também pode ajudar a ter uma melhor noite de sono. E pode reduzir o inchaço, dores e incômodo.


    • Ganhe força

      A caminhada fortalece e alonga os músculos. Quanto mais forte você fica durante a gravidez, melhor para o trabalho de parto, que requer resistência e foco. Além disso, se você se acostuma a se movimentar antes do parto, é mais provável que continue a se movimentar no pós-parto, facilitando a recuperação do peso de antes de gestação.


    • Precauções a se observar

      Embora caminhe durante toda a gestação, seu corpo está mudando e deve-se prestar atenção a algumas coisas. Os hormônios da gestação relaxam os ligamentos das articulações, que ficam mais soltos e mais suscetível a lesões — um lembrete para não se esforçar demais. Seu centro de equilíbrio também muda, colocando-a em risco de cair, por isso, permaneça em locais nivelados. Você carrega mais peso do que antes da gestação, portanto, seu corpo está trabalhando duro, fazendo com que se canse mais rapidamente. Descanse quando precisar.

       


    • Lembretes práticos

      Use tênis confortáveis que acomodem bem seus tornozelos e curvatura. Vista-se em camadas. O clima e os hormônios podem fazer com que você fique com calor em um minuto e com frio no outro. Se as temperaturas começarem a subir, vá até um shopping com ar condicionado ou caminhe em uma esteira na academia.

      Beba muita água durante os exercícios para evitar superaquecimento e desidratação. E certifique-se de fazer uma dieta equilibrada e ingerir as calorias necessárias na gestação, o que irá ajudá-la a ficar bem para fazer a caminhada.

      Consulte seu médico antes de usar meias de compressão ou começar uma nova prática de exercícios.