• Viagem: Cidade

    05 janeiro 2017

    Faça com que qualquer cidade pareça ser seu lar

    Dicas comprovadas para ir além do status de visitante

    O especialista em viagens Jason Oliver Nixon passa duas a três semanas por mês na estrada — desde voos do Oiapoque ao Chuí quanto para destinos longínquos ao redor do mundo. "Faço isso há anos, desde meus primeiros dias como editor da Condé Nast Traveler, fazendo trabalhos para televisão e revistas", diz Nixon. O que ele aprendeu com os mais de 20 anos de uma sua vida sob as rodinhas de sua mala?

    Estas são suas dicas para diminuir o estresse, aumentar o prazer e se sentir em casa em qualquer lugar se vá:


    • Apenas para membros

      Participe do programa Global Entry do governo americano, que permite que americanos com status de baixo-risco viajem internacionalmente, passando facilmente pelo controle de segurança e por alfândegas. Claro, você terá que declarar muitas informações pessoais e agendar uma entrevista em um dos centros de inscrição do Global Entry, mas o atalho pela alfândega quando você volta aos EUA faz valer a pena. Junte a isso o TSA PreCheck, e você nunca mais precisará tirar seus sapatos, cintos ou seu laptop ao viajar em voos domésticos.


    • Alugue um apartamento

      Eu adoro os serviços de hotelaria (não precisa me explicar as delícias do serviço de quarto); porém, se fico em uma cidade por mais do que alguns dias, sempre alugo um apartamento. Hotéis tendem a ser impessoais e caros, e eu gosto de fazer meu próprio café, fazer compras nos mercados locais, escolhendo algumas garrafas de vinho.

      Recorro a fontes como VRBO, One Fine Stay e Airbnb para encontrar apartamentos incríveis em bairros maravilhosos onde possa realmente me sentir em casa.


    • Faça novos amigos

      Desenvolva uma relação com um restaurante ou dois nas cidades para onde você vai muitas vezes. Visite o restaurante sempre que estiver na cidade e se apresente ao maître, bartender e funcionários. É tão bom entrar, ser chamado pelo nome e saber que eles conhecem suas preferências. Seja generoso nas gorjetas, claro.


    • Doce passeio

      Também desenvolva uma relação com uma empresa de aluguel de carros, contratando o mesmo motorista sempre que puder. Em áreas de chegada complicadas, como os aeroportos JFK ou LAX, não há nada melhor do que ter alguém que consegue encontrar você e sua bagagem sem problemas. Você já teve uma longa viagem, então por que não relaxar e ir dar uma volta antes da grande reunião ou jantar de negócios?