1. Artrite: 10 exercícios
  • Artrite: 10 exercícios

    01 junho 2017

    Seja mais flexível.

    Dez alongamentos e exercícios para pessoas com dores nas articulações.

    Pesquisas mostram que os exercícios pode diminuir a dor articular e a rigidez, melhorando a flexibilidade, mobilidade, humor e bem-estar geral daqueles que sofrem de artrite. Os exercícios também podem ajudar a perder peso, o que pode ajudar a diminuir a dor nas articulações — especialmente nos joelhos. Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, consulte seu médico.


    • 1. A a Z

      Passe pelo alfabeto com os pés para cima. Comece com "A" e vá até a "Z". Use o pé como um todo, não apenas o dedão do pé. Isso ajuda a manter a amplitude do movimento do tornozelo e aumentar a lubrificação da articulação.


    • 2. Alongamento de joelho

      Enquanto estiver sentado, estique uma perna na frente. Contraia os músculos da coxa durante 10 segundos, depois relaxe durante 10 segundos. Repita 3 a 5 vezes com cada perna.


    • 3. Levantamento lateral da perna

      Levante e segure a parte de trás de uma cadeira para obter equilíbrio. Coloque seu peso na perna esquerda. Permaneça em pé e levante a perna direita para o lado; mantenha em linha reta, tensionando os músculos da perna. Segure por três segundos, e baixe lentamente. Repita 10 vezes. Alterne as pernas.


    • 4. Na ponta dos pés

      Alongue a panturrilha. Apoie-se na parte traseira de uma cadeira. Levante-se na ponta dos pés tirando os calcanhares do chão. Faça uma pausa de 2 segundos e, em seguida, baixe os pés.


    • 5. Inclinar das costas

      Encoste com as costas na parede. Incline lentamente para frente, de forma suficiente para não ver as pontas de seus dedos. Retome a posição totalmente vertical. Repita 5 vezes.


    • 6. Pressão de punho

      Manter a amplitude do movimento também é importante para suas mãos. Abra as mãos e, em seguida, feche-as em um punho, fazendo pressão. Repita 10 vezes.


    • 7. Alongamento de tendão

      Deite-se e coloque uma faixa para exercícios de resistência ou lençol ao redor do pé direito. Segurando a faixa, puxe a perna direita e estique-a. Faça uma pausa de 20 segundos e, em seguida, baixe os pés. Repita duas vezes. Alterne o lado.


    • 8 Sentar e levantar

      Se for difícil levantar, este movimento pode se tornar mais fácil. Coloque 2 almofadas em uma cadeira. Sente-se em cima, com as costas retas e os pés no chão. Use os músculos da perna para se levantar lentamente. Em seguida, abaixe-se lentamente para voltar a sentar. Seus joelhos não podem se mover além dos dedos do pé ao se sentar. Faça o exercício com os braços cruzados ou soltos ao lado do corpo.


    • 9 Pressionar os joelhos

      Fortaleça a parte interna das pernas para apoiar melhor os joelhos. Deite de costas, com os joelhos dobrados. Coloque um travesseiro entre os joelhos. Aperte os joelhos, esmagando o travesseiro entre eles. Segure por 5 segundos. Relaxe. Repita 10 vezes.


    • 10 Levantamento de perna reta

      Isso vai ajudar a construir força muscular. Deite no chão, com parte superior do corpo apoiada em seus cotovelos. Dobre seu joelho esquerdo, com o pé no chão. Mantenha a perna direita reta, dedos do pé para cima. Aperte os músculos da coxa e levante a perna direita. Faça uma pausa por 3 segundos. Abaixe lentamente a perna até o chão. Toque o chão e levante-a novamente. Repita 10 vezes. Alterne as pernas.