Alimentos que Amenizam a Dor
Você sabia que fazer as escolhas certas em sua dieta pode ajudar a aliviar a dor da artrite? Alimentos recomendados para aliviar a inflamação incluem aqueles que contêm ácidos graxos ômega-3, vitamina D e antioxidantes (vitamina C, carotenoides e bioflavonoides). Aqui está uma lista útil (além de links com receitas) para adicionar à sua lista de compras.
Dois principais componentes da semente de linhaça são o ácido linolênico (ALA) e lignanos, que ajudam a reduzir a inflamação. A semente de linhaça é excelente só para artrite, mas também ajuda a combater doenças cardíacas e câncer.
Estas nozes saborosas são ricas em ácidos graxos ômega-3, uma grande ajuda anti-inflamatória. Coma um pouco de nozes todos os dias e pronto — experimente na salada.
Este peixe é especialmente popular para aqueles que procuram ácidos graxos ômega-3 e vitamina D. Cem gramas de salmão oferecem mais do que a quantidade diária recomendada de vitamina D e ácidos graxos ômega-3. O salmão também é rico em proteína, o que oferece suporte à cartilagem das articulações.
Prato: Panqueca de salmão
Coma brócolis! Um estudo da clínica Mayo descobriu que brócolis combate o desenvolvimento de artrite. Um dos componentes do brócolis, o sulforafano, pode reduzir inflamação e ajudar a cartilagem das articulações. O brócolis também tem muita vitamina C.
Prato: Quiche de brócolis
Este legume colorido apresenta estatísticas poderosas: Uma xícara de pimentão vermelho excede o valor diário recomendado de vitamina C. Os pimentões também têm muitos antioxidantes, especificamente carotenoides, que fornecem benefícios anti-inflamatórios.
Prato: Pimentão salteado
Esta fruta tropical é rica em antioxidantes. Uma xícara de abacaxi é rica em vitamina C e em outro componente, bromelina, encontrado nas hastes desta fruta, ajudando a reduzir a inflamação.
Prato: Salada de abacaxi
Dois antioxidantes incríveis fazem dos morangos uma comida perfeita para combater a artrite. Um é a vitamina C — uma xícara de morangos tem mais do que suficiente para atender às necessidades diárias. O outro é formado pelas antocianinas, que ajudam a baixar a proteína C-reativa (CRP) no corpo, diminuindo a inflamação.
Prato: Panqueca de morango
Esta hortaliça tem vários componentes que podem ajudar na luta contra a artrite, incluindo vitamina C e ácidos graxos ômega-3. Mas o mais importante é a vitamina K, que pode ajudar muito com artrite. De acordo com um estudo, pessoas com deficiência de vitamina K são mais susceptíveis a desenvolver osteoartrite.
Prato: Couve à mineira
O que este legume não têm? Repleto de vitamina C, ácidos graxos ômega-3, vitamina K e betacaroteno, a abobrinha é uma grande aliada na sua luta contra a artrite.
Prato: Abobrinha gratinada
De acordo com o banco de dados de nutrição on-line Nutrition Data, uma xícara de espinafre cozido tem 1111% da quantidade diária recomendada de vitamina K. 1111%! Inclua cálcio, magnésio e antioxidantes, como vitaminas C, E e A, e você tem uma alimentação incrível antiartrite.
Prato: Espinafre com Ricota light
Uma batata doce média tem mais do que a quantidade diária recomendada de vitamina A. E, se você está a procura de betacaroteno, escolheu o legume ideal. A batata doce também tem aproximadamente metade da quantidade diária recomendada de vitamina C.
Prato: Coxinha de batata doce
Estas leguminosas secas vêm em um arco-íris de tons terrosos e fornecem uma boa porcentagem da quantidade diária necessária de folato. Também são uma das fontes mais ricas de proteína, fibra e vitamina B6. Estes e outros nutrientes fazem das lentilhas uma fonte poderosa de proteção do corpo contra a artrite.
Prato: Homus de lentilhas
Alho fresco anima qualquer prato — além de oferecer fortes propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a combater a dor da artrite reumatoide. Um estudo de 2013 observou que os efeitos anti-inflamatórios do alho se dão devido à sua capacidade de inibir a produção de citocinas, uma substância inflamatória.
Prato: Atum fresco ao alho
O gengibre pode restaurar o equilíbrio da pessoa como um todo. O gingerol é o composto de gengibre que dá o sabor e as propriedades anti-inflamatórias. Estudos mostram que o gingerol e outros componentes do gengibre podem ajudar a prevenir danos e inflamação nas articulações.
Prato: Batido de banana e gengibre
Claro, bananas estão cheias de potássio, mas são também boas fontes de combate à artrite, como a vitamina B6, ácido fólico e vitamina C. Além disso, são facilmente digeridas e uma fonte essencial de fibra alimentar. Como não amar? Bananas!
Prato: Mingau de banana
Por que o camarão é tão popular? Poderia ser o sabor. Poderia ser a nutrição. Mas o camarão merece mais mérito — é um das poucas principais fontes dietéticas de vitamina D. O camarão também contém ácidos graxos ômega-3, ferro e vitamina B12.
Prato: Salpicão de camarão