1. Artrite: Viva feliz!
  • Artrite: Viva feliz!

    05 março 2017

    Administrar o stress ajuda a ter uma vida feliz.

    Como administrar o estresse e lidar com a artrite.

    Quando você pega uma resfriado ou gripe, ele pode te pegar. Mas saber que estas doenças são temporárias ajuda a superá-las. É inconveniente? Sim. Mas mudam a vida? Não mesmo. É por isso que uma doença crônica, como artrite, é diferente. Afeta sua vida todos os dias — para o resto da vida. Pode ser perturbador. Causa raiva ou depressão. Pode até mesmo mudar a aparência física. Tudo isso pode ser estressante — e o estresse pode piorar a condição do corpo. Então, como lidar com artrite e se estressar menos? Estas são algumas das maneiras.


    • Fique calmo

      Estudos mostram que a meditação consciente pode ajudar a melhorar o humor, reduzir a angústia e a dor. Quando você medita, você se concentra em viver o momento. Respire fundo. Crie imagens mentais de lugares ou situações que você acha relaxante. Você também pode incluir atividades que acalmam na programação semanal: Telefonar para um amigo querido ou marcar um encontro com ele, ler ao ar livre ou ver um filme. E conheça seus limites — pare de exagerar! Pode ser tentador dar o máximo de si durante alguns dias, mas é essencial fazer uma pausa para seu próprio bem-estar. Ouça seu corpo. Seja gentil e compassivo consigo mesmo. Se estiver cansado, tire um cochilo. Aprenda a dizer "não".


    • Faça alterações no estilo de vida

      Quando os sintomas se intensificam, não sofra apenas — encontre soluções. Simplifique sua vida ao máximo possível. Se você sente dor ao digitar, procure um software de reconhecimento de voz para instalar em seu laptop. Se mexer no jardim ou cortar a grama é doloroso, contrate alguém para fazer disso. E existem outras mudanças de estilo de vida que podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, se você fuma, é tentador acender um cigarro quando está estressado ou com dor. Mas estudos mostram que fumar pode piorar artrite e diminuir a eficácia do medicamento. Agora é hora de parar, sentir-se melhor e movimentar-se. Exercícios também ajudam a reduzir a dor e o estresse, melhorar o humor e ajudar a manter as articulações em movimento. Tente musculação, yoga, tai chi e/ou fisioterapia.


    • Obtenha suporte personalizado

      Aceite ajuda de familiares e amigos. Compartilhe seus pensamentos e sentimentos — com pessoas próximas a você, um terapeuta, um grupo de apoio ou seu médico. Você pode aprender novas maneiras de lidar com o estresse diário no trabalho e em casa, bem como explorar questões mais profundas. De acordo com estudos, grupos de apoio podem até mesmo ajudar a reduzir a dor. E ter um bom relacionamento com seu reumatologista é essencial. Desenvolva uma relação honesta. Esclareça objetivos e opções de tratamento. Prepare-se para as consultas: seja organizado, faça listas, tenha perguntas prontas e use um calendário para marcar os horários. Você também pode se tornar seu próprio especialista em artrite — quanto mais souber, melhor você administra a artrite. Isso, por sua vez, coloca freios no stress. A Fundação Artrite é um grande recurso que fornece informações sobre sintomas, tratamentos, dicas para o dia a dia, preparo físico e nutrição.


    • Encontre sua alegria

      Focar-se na parte positiva da vida ajuda a ver como ela é incrível e traz um sentimento de felicidade. Mantenha o senso de humor e veja como uma atitude positiva pode mudar seu humor, sua mentalidade e, provavelmente, um dia inteiro. Você pode até considerar fazer voluntariado. De acordo com um estudo do departamento de saúde de Harvard, fazer voluntariado diminui o stress. Ajudar os outros traz bons sentimentos, aumenta a autoestima e ajuda a se conectar. Também pode desviar você de seus próprios problemas e aumentar a atividade física. Lembre-se, é importante ter tempo para se divertir e planejar atividades que você curte — vá ao teatro, a um show ou dê uma escapadela de fim de semana.