Você tem dores na articulação do cotovelo? Aprenda aqui sobre duas das lesões mais comuns que causam dores no cotovelo

12 de maio de 2017

  • 1. Cotovelo de tenista (epicondilite lateral)

    Por que acontece

    Muitas vezes, o esforço excessivo e incorreto da articulação, especialmente ao jogar tênis, pode causar cotovelo de tenista. No entanto, muitos outros esforços e atividades diárias (tais como tocar piano, digitar, utilizar uma chave de fenda, etc.) sobrecarregam os músculos do antebraço e pontos tendinosos de fixação no osso, o que causa dor.

    A dor começa no lado externo do cotovelo, logo acima da articulação lateral superior do braço (o epicôndilo lateral/radial), onde os músculos estão diretamente associados ao osso. Às vezes, você pode sentir dores intensas e penetrantes, especialmente ao pegar alguma coisa ou dar um aperto de mão. Para descartar outras alterações na articulação, tais como a osteoartrite, é imprescindível a realização um exame clínico e uma radiografia.

    O que fazer

    Inicialmente, o cotovelo de tenista pode ser tratado sem cirurgia, com uma taxa de sucesso de até 90%, procedimento em que há a necessidade de descansar e evitar atividades que desencadeiem a dor. Em muitos casos, a aplicação de gelo no local e o uso de joelheiras de compressão diminuirão ou aliviarão a dor. Suportes de cotovelo, acupuntura e fisioterapia ajudam a aliviar a dor. Se todas as medidas descritas aqui não produzirem resultado, a única alternativa que resta é a cirurgia para cortar ou chanfrar o tendão afetado, procedimento que necessita da avaliação de seu médico.


  • 2. Cotovelo de golfista (epicondilite medial, cotovelo de arremessador)

    Por que acontece

    Muito parecido com o cotovelo de tenista, os pacientes desenvolvem o cotovelo do golfista devido ao uso excessivo crônico dos músculos da articulação da mão e dos dedos, o que leva à dor no interior do cotovelo.

    O que fazer

    O tratamento é semelhante ao do cotovelo de tenista, mas recomenda-se consultar um médico para obter mais informações e recomendações. Durante a recuperação, o suporte de cotovelo poderá ser recomendado devido à sua capacidade de ajuste e elasticidade do material. Por exemplo, os suportes de cotovelo FUTURO se moldam ao corpo muito bem e exercem uma leve compressão nas partes afetadas e doloridas da articulação, agindo como uma fonte de calor.


  • Artigo desenvolvido em colaboração com um painel de médicos especializados e terapeutas.

Ligue: 0800-013-2333 Ligue: 0800-013-2333 FAQs
Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga FUTURO®
FUTURO is a trademark of 3M.
Mudar localização
Brasil - Português