Descubra aqui algumas dicas sobre como cuidar do seu joelho

12 de maio de 2017

  • Você sabia que o joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano? Ele consegue resistir a riscos de lesão e esforços significativos na vida cotidiana e profissional, bem como nos esportes. No entanto, as pessoas com problemas anatômicos, tais como joelhos varos ou valgos, podem sentir dor. Processos normais relacionados à idade e ao excesso de peso, bem como a inatividade física, podem levar ao desgaste e rompimento da articulação.

    As principais lesões comuns que o seu joelho pode sofrer são:

    - Lesões ligamentares
    - Danos e lesões meniscais
    - Lesão da cartilagem (osteoartite)
    - Dores na articulação femoropatelar


  • Lesões ligamentares

    Por que acontece

    Em geral, lesões de ligamentos resultam de um acidente em que forças externas que agem sobre o joelho excedem o que os ligamentos podem suportar. Isso normalmente ocorre em esportes de alta intensidade como o futebol ou esqui. Alguns sintomas ou aspectos clínicos, tais como dor intensa e um rápido inchaço da articulação do joelho após um acidente, apontam para uma possível lesão de ligamento. O movimento é restrito ou inexistente.

    O que fazer

    Nesse caso, você precisará de um exame clínico e uma radiografia da articulação do joelho lesionado para descartar uma fratura do osso, procedimentos que devem ser realizados somente por um médico experiente. Um exame de ressonância magnética ajuda a tornar um diagnóstico preciso e mostra o tipo de lesão que o ligamento sofreu.

    O tratamento cirúrgico é muitas vezes necessário para a maioria das lesões ligamentares e, durante a fase de reabilitação, suportes de joelho podem ser usados, pois eles oferecem suporte aos movimentos da articulação. Clique aqui para saber mais sobre como os suportes de joelho funcionam.


  • Cuidado com danos e lesões meniscais

    Por que acontece

    Danos ao menisco podem ser relacionados, principalmente, ao desgaste e rompimento, esforço incorreto ou sobrecarga da articulação na vida cotidiana, e quando o tecido perde elasticidade e força com a idade.

    Às vezes, a doença ou lesão meniscal leva a uma gama de movimentos alterados e dolorosos da articulação, especialmente se a cartilagem também estiver danificada (osteoartite). Caso você tenha qualquer um desses sintomas, consulte o seu médico para obter o diagnóstico correto do seu joelho.

    O que Fazer

    Depois que você consultar o médico, algumas medidas terapêuticas deverão ser tomadas, tais como esportes adequados como o ciclismo, fisioterapia, suportes para a articulação do joelho e perda de peso, se necessário.


  • Danos na cartilagem (osteoartrite)

    Por que acontece

    Uma lesão da cartilagem ocorre em consequência da degeneração, bem como do desgaste e rompimento normais relacionados à idade. A cartilagem, que é a camada de deslizamento da articulação, aumenta de tamanho e perde a elasticidade. Acidentes também podem fazer com que pedaços inteiros de cartilagem rompam. A obesidade pode levar ao desgaste e rompimento prematuros.

    Danos na cartilagem, causados por alterações degenerativas, se manifestam muito gradualmente. Dor mediante esforços é o sintoma principal, e os movimentos da articulação afetada ficam restritos com o passar do tempo. É nesse momento em que os médicos falam sobre a osteoartrite. Danos à cartilagem também farão com que a cavidade articular achate, levando ao afrouxamento dos ligamentos. Isso dificulta o movimento fisiológico da articulação que, por sua vez, acelera o processo de desgaste.

    O que Fazer

    Quando há danos na cartilagem, evite exercer esforço ou sobrecarregar a articulação, como medida de precaução. Isso se aplica às atividades profissionais e desportivas. Caminhar, nadar ou andar de bicicleta são atividades físicas ideais para pacientes com problemas ou danos prematuros nas articulações do joelho. Não é preciso dizer que faz sentido perder peso.


  • Dores na articulação femoropatelar

    Por que acontece

    Dores na articulação femoropatelar abrangem muitas condições relacionadas à patela: deterioração dos músculos da coxa, malformações da patela que a deixam propensa à luxação lateral, bem como danos à cartilagem localizada na parte posterior da patela.

    Dores de intensidade variável na região da patela indicam a probabilidade de síndrome da dor femoropatelar. Normalmente, a dor ocorre ao caminhar, correr e se alongar após fazer agachamentos. Dores na patela mediante pressão ou percussão também são normais. Radiografias e exames de ressonância magnética podem ajudar a confirmar o diagnóstico.

    O que fazer

    Se você tem dores na articulação femoropatelar, deve evitar a tensão e o esforço excessivo. Fisioterapia para fortalecer os músculos da coxa pode ajudar a manter o joelho na posição correta


  • Como os suportes de joelho funcionam

    Graças à sua capacidade de se ajustar a qualquer parte do corpo e à elasticidade do material, os suportes de joelho FUTURO se moldam aos contornos anatômicos muito bem. Eles exercem uma leve compressão sobre as partes afetadas e doloridas da articulação e fornecem um pouco de calor. Estudos científicos também demonstraram o efeito bioquímico dos suportes: reflexos totalmente inconscientes apoiam ou melhoram a percepção da real posição e condição de esforço da articulação.

    Dessa forma, ela é estabilizada com muita precisão por meio da ativação dos músculos correspondentes. Os cientistas chamam esse reflexo inconsciente de "efeito proprioceptivo" dos suportes para articulações. Em última análise, os movimentos motores da articulação melhoram e, ao mesmo tempo, ficam protegidos.

    Artigo desenvolvido em colaboração com um painel de médicos especializados e terapeutas.

Ligue: 0800-013-2333 Ligue: 0800-013-2333 FAQs
Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga FUTURO®
FUTURO is a trademark of 3M.
Mudar localização
Brasil - Português