Aprenda a cuidar do seu tornozelo depois de uma torção dolorosa

12 de maio de 2017

  • As torções da articulação do tornozelo acontecem, principalmente, durante atividades físicas e, geralmente, afetam os ligamentos laterais ou exteriores do tornozelo. As lesões dos ligamentos são tratadas com a chamada terapia funcional inicial, na qual a articulação lesionada é imobilizada ou fica em repouso por um tempo muito curto e é colocada novamente em movimento tão cedo quanto possível.

  • Por que acontece?

    A torção consiste no rompimento mais ou menos extenso dos ligamentos externos. Em uma entorse em inversão, o pé vira para dentro, o osso do calcanhar inclina-se e a parte externa da articulação do tornozelo sofre uma pressão excessiva. Na maioria das vezes, ocorre o chamado entorse do ligamento – em outras palavras, os ligamentos que ficam sob a parte externa do tornozelo também são afetados.


  • O que fazer

    Depois da lesão, o tornozelo incha, fica avermelhado e dolorido. Os primeiros socorros consistem em elevar a perna lesionada, aplicar gelo na articulação e colocar uma joelheira de compressão leve, ao mesmo tempo em que se vai ao médico.

    Se houver uma fratura óssea, normalmente a cirurgia é o único recurso adequado para restaurar a estrutura anatômica da articulação. No entanto, se ocorrer apenas uma lesão no ligamento, recomenda-se o tratamento funcional inicial, ou seja, a aplicação de uma atadura durante o período inicial, seguida de uma atadura elástica protetora que permitirá que a articulação se mova novamente. Muitas vezes, é conveniente que o tratamento seja acompanhado de fisioterapia para ajudar os ligamentos lesionados a curar corretamente e voltar a resistir à pressão.


  • Os suportes de tornozelo Futuro® têm a capacidade de se ajustar a qualquer parte do corpo do paciente e a elasticidade do material molda-se muito bem aos contornos anatômicos. Eles exercem uma leve compressão sobre as partes afetadas e doloridas da articulação e fornecem um pouco de calor.

    Para saber mais sobre os suportes de tornozelo Futuro®, clique aqui.

    Artigo desenvolvido em colaboração com um painel de médicos especializados e terapeutas.

Ligue: 0800-013-2333 Ligue: 0800-013-2333 FAQs
Outros Sites 3M
Onde Comprar
Siga FUTURO®
FUTURO is a trademark of 3M.
Mudar localização
Brasil - Português